Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Ilha de Cabo Frio - Rio de Janeiro - Ilhas Brasileiras 8






-  Esta, amiga visitante deste nosso blog dedicado à divina MAR, ao  inteligente barco à vela e ao sagrado meio ambiente, é a maior ilha que já circunaveguei a bordo da minha minúscula, mas cascuda  "Estrela d'Alva".
- Não, não pergunte isto aos meus  detratores, que eles dirão que estou blefando.
- Eles não me viram circunavegando a ilha de Cabo Frio, logo
eu não circunaveguei a bela, extensa e montanhosa ilha de Cabo Frio, em volta da qual encontram-se dezenas de carcaças de navios naufragados... 
- Quantos?
- Muitos, não sei quantos.
- Gosto muito de pesquisar naufrágios não.
- Sinto medo.
- O mais  famoso deles, talvez seja o da fragata inglesa Thetis, cuja estória  é origem de um dos meus piores pesadelos... 
- Sim, estava eu dormindo  no fundo da Estrela na enseada da praia do Forno, quando...
- O mapa abaixo, mostra muito bem os baixios...
- Já  quase virei navegando por cima deles pelo menos umas três vezes...
- Pelo menos uma delas, à noite, com vento forte, teria sido fatal...
- Teria morrido num dos lugares mais lindos do Brasil...

Fernando Costa




Ilha de Cabo Frio

      22°59'44.93"S     41°59'30.16"O


Com 4.800 m de extensão e picos que atingem até 390 m de altura, possui grande área coberta por mata atlântica fechada. Há apenas uma praia e atrativos como a Gruta Azul, a Gruta do Oratório, o Farol Novo, na Ponta do Focinho, o Saco do Inglês e as Ruínas do Antigo Farol, construído por ordem de D. Pedro II, em 1887, na parte mais elevada da ilha. No Morro do Gurú, com 210 m de altura, situa-se a Estação de Aquacultura do Instituto de Pesquisa da Marinha e, no Morro do Farol Novo, o atual farol. Entre a Ilha e a Enseada dos Anjos, estão os "baixios", área com extensão aproximada de 1 km, que se apresenta como um grande banco de...   LINK


Ilha de Cabo Frio - Rio de Janeiro - Ilhas Brasileiras 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...