Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Filme "En Solitaire" de Christophe Offenstein - Diário da Vendée Globe - 9º dia - 19/11/2012




Tive a oportunidade de assistir à tomada de uma das cenas do filme "En Solitaire" de Christophe Offenstein, aqui em Sables d'Olonne, às vésperas da partida pra atual edição da Vendée Globe. O filme deverá ser lançado em
novembro de 2013, aqui na França.


« Le rêve de l'homme est semblable aux illusions de la mer. »

de Paul-Jean Toulet 


Envie de lire plus de citations sur la MER ? Cliquez ici !



"J'ai passé toute la journée d'aujourd'hui, mes amis,  à penser au geste surprenant de Kito Pavant qui, peu après qu'il ait abandonné la course, a offert sa quille à son ancien rival, Marc Guillemot. Geste noble et rare qui me rappelle les gens qui, au moment de mourir, font don de leurs organes à d'autres qui ont ainsi une chance de survivre.
 Ça me rappelle aussi un autre geste noble et surprenant d'une de mes amies. Nous étions partis pour voir "Le Parc", à l'Opéra de Paris, mais il ne restait plus qu'un seul et unique billet. Mon amie m'a dit: "Fernando, prends ce billet, ainsi au moins l'un de nous deux aura été heureux d'avoir vu le spectacle." Et c'est ainsi que j'ai pu voir "Le Parc" d'Angelin Preljocaj, ballet dans lequel s'échange un long baiser, encore plus beau que le fameux Baiser de Rodin. N'est-ce pas?"


Fernando Costa

.................

Extrait de ce post traduit par 
la journaliste et romancière suisse Barbara Fournier.




Passei o dia inteiro hoje, amigos, pensando no surpreendente gesto de Kito de Pavant, que logo após ter abandonado a regata, ofereceu sua quilha basculante ao ex-adversário Marc Guillemot. Nobre e raro gesto que lembra-me o das pessoas que doam seus órgãos, para que outras tenham uma
sobrevida.

--------------


 Lembra-me também um outro nobre e surpreendente gesto da minha amiga BF, que impossibilitada de assistir o balé "O Parque" de Angelin Preljocaj, no Opéra de Paris, disse-me: "compre o ingresso, Fernando, assim ao menos um de nós dois ficará feliz, por ter visto o espetáculo." Sim, sim, amiga leitora, é justamente em "O Parque" de Angelin Preljocaj que rola aquele longo beijo, ainda mais belo que o famoso "Beijo de Rodin". Será?


---------------


 Voltemos à Vendée Globe. Jérémie abandonou hoje, irado, encolerizado, inconsolável sua segunda Vendée Globe consecutiva, ele que estava cotado pra vencer a regata. Duro. Estou, com o pressentimento, amigos, de que um número bastante reduzido de velejadores chegará de volta a Sables d'Olonne ano que vem. Em oito dias de regata, sem tempestade, ainda no Atlântico, já ocorreram cinco abandonos. É muito, não? Calculemos a regra de três.


 8 dias de regata - 5 abandonos

80 dias de regata -  x abandonos

8 x = 400

x = 50

Se em 8 dias de regata ocorreram 5 abandonos, em 80 ocorrerão 50. Ou seja todos abandonarão. Todos e mais um pouco, se mais houvesse. Mas espero que eu tenha me enganado. 


Jean-Pierre Dick assumiu o segundo lugar na regata.


----------------


Samantha Davies fez-se de novo ao MAR, partindo de Funchal com destino à bela França, onde tenho o prazer e o privilégio de estar neste exato momento, mas no caminho pretende embarcar um mastro de fortuna de sete metros. Mesmo tamanho que o mastro da minha querida "Estrela d'Alva", cujo nome, junto com o do Brasil segue gravado no casco do veleiro de Bertrand de Broc, que vem fazendo uma bela corrida de recuperação. Ele que chegou a ser o "último dos moicanos" já aparece em décimo primeiro lugar. Parabéns mestre Bertrand! :)




http://www.vendeeglobe.org


-----------


CURIOSIDADE 1 –  "En solitaire", o filme

Está sendo rodado aqui na França o filme "En solitaire" de Christophe Offenstein com François Cluzet, Virginie Efira, Samy Seghir e previsto para ser lançado em novembro de 2013.



-------------

CURIOSIDADE 2 - Javier Sansó 


Vocês sabiam, amigos leitores, que o velejador Javier Sansó, está participando pela segunda vez da Vendée Globe e que antes dele, apenas um outro cidadão espanhol concorreu a regata extraordinária em tudo? Querem saber o nome dele? José Ugarte.



-----------------

CURIOSIDADE 3 - Há quatro anos atrás...

Não sei se vocês ainda se lembram, mas há quatro anos atrás eu escrevi no meu diário da Vendée Globe o seguinte:


"Anunciado e confirmado, previsto e realizado, dito e feito amigos nacionalistas, o primeiro brasileiro a participar da Vendée Globe, re-partiu de Sables-d'Olonne, domingo-ontem às 17 h 17. Hora da França. Estamos falando de um veleiro e não de um velejador. Ligados? Trata-se do ex-"Galileo" do Walter Antunes, atual "Maisonneuve" , do francês Jean-Baptiste Dejeanty, o primeiro Open 60 construído no Brasil."









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...