Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

- Diário da Vendée Globe - 83º dia - 31/01/2013


Open 60 "Votre Nom Autour du Monde avec EDM Projets" de  Bertrand de Broc




News News News News News News News News News

1 – Jean-Pierre Dick navega a duras penas ao longo da costa portuguesa em busca de um ancoradouro seguro para proteger seu bólido alado capengante, (desprovido de quilha e portanto muito vulnerável) do novo pé de vento, que se anuncia sobre o golfo de Gasconha.





2 – Enquanto isso Cynersiel e Gamesa aproximam-se do arquipélago da Madeira.





3 – Enquanto isso Tanguy de Lamotte navega rumo norte na latitude de Salvador, Bahia.




Este, amigas e amigos, é meu último post do diário da sétima edição da Vendée Globe. Gostaria de contar a bela história desta incrível, fantástica, extraordinária regata até que o último super-velejador-solitário, regressasse a Sables d'Olonne, mas infelizmente isso não foi possível. 

Boa tarde  e até amanhã amigas e amigos deste oceânico blog.

Fernando Costa, contando o dia a dia da Vendée Globe pra você, diretamente de Sables d'Olonne, na costa oeste da França.






quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Terceiro inglês no íngreme pódio da planetária Vendée Globe - Diário da Vendée Globe - 82º dia - 30/01/2013


Após duas tentativas frustradas, Alex Thomson consegue completar em fim sua volta ao mundo e assume o terceiro lugar no alto do pódio da Vendée Globe, todo sorridente - Les Sables d'Olonne, França - 30/01/2013 - foto de Fernando Costa




News News News News News News News News News

1 – Sir Alex Thomson chegou, todo sorrisos, hoje de manhã à Sables d'Olonne, completando o disputadíssimo pódio do "Everest dos Mares" e eu tive o privilégio e o prazer de ver e ouvir tudo que aconteceu de importante antes, durante e depois.





2 – Enquanto isso o cascudíssimo Jean-Pierre Dick continua a velejar bem próximo à costa portuguesa, correndo todos os perigos que a navega costeira num pedaço de MAR tão concorrido pode oferecer. Torçamos juntos para que nada de mal lhe aconteça, para que ele possa conquistar o mais que merecido quarto e honroso lugar na rainha das regatas.





3 – Enquanto isso o campeão mundial de simpatia Alessandro di Benedetto enfrenta condições de MAR e vento "épouvantables" (terríveis), como dizem meus simpático anfitriões gauleses. Torçamos para que ele sobreviva a mais esta porranca-arranca-mastro, ele que navega com

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O Inacessível pódio da planetária Vendée Globe - Diário da Vendée Globe - 81º dia - 30/01/2013






News News News News News News News News News

1 – Alex Thomson que, salvo acidente, consquistará amanhã de manhã o terceiro lugar no ingrime, quase inacessível pódio da planetária Vendée Globe, avança a toda brida rumo a Sables d'Olonne, (acreditem se quiserem, 379 milhas percorridas em 24 horas sem vela grande) com ventos da ordem de 30 nós e ondas bastante grandes de 4 a cinco metros de altura. Mas Alex é inglês e segundo o nosso querido Castro Alves, "a Inglaterra é um navio, que deus na Mancha ancorou". Logo, logo, quem nasce e mora num navio sente-se sempre em casa na divina MAR, vide o hollywoodiano, pra quem ainda gosta de filmes hollywoodianos, "A Lenda do Pianista da Mar".





2 – Enquanto isso o corajoso, pra não dizer temerário Jean-Pierre Dick continua a navegar sem quilha e seu respectivo bulbo de quilha, é lógico, rumo à

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Alex Thomson chega depois de amanhã de manhã - Diário da Vendée Globe - 79º dia - 28/01/2013









News News News News News News News News News

1 – François Gabart e Armel Le Cléac'h chegaram triunfalmente ontem, conquistaram dois dos três lugares disponíveis no alto do íngreme pódio da Vendée Globe, mas a corrida continua, o próximo a regressar à Cidade de Sables d'Olonne deverá ser o louro anglo-saxão Alex Thomson, com chegada prevista para quarta-feira, depois de amanhã.





2 – O cascudíssimo marujo de alta MAR Jean-Pierre Dick, continua a navegar rumo à costa portuguesa, com seu bólido alado desprovido de quilha. Haja coragem !





3 – Curiosidade, Illyl, o vencedor da regata virtual da Vendée Globe, teve o privilégio de recepcionar ontem, aqui, em Sables d'Olonne, o vencedor real da

Les Sables d'Olonne * night & day * by Fernando Costa 28




Les Sables d'Olonne - Terre et MER du Vendée Globe - 2013 - France - photo de Fernando Costa

domingo, 27 de janeiro de 2013

Existe a Sagração da Primavera e a Sagração de François Gabart, em pleno inverno - Diário da Vendée Globe - 78º dia - 27/01/2013

A sagração de François Gabart, Les Sables d'Olonne, França - 27/01/2013 - foto de Fernando Costa




News News News News News News News News News

1 – Como previsto, o caçula-debutante-líder-e-recordista François Gabart venceu a sétima edição da Vendée Globe em menos de 80 dias e foi sagrado campeão pelo povo Sables d'Olonne, ao longo de um belo desfile pelo apoteótico canal de acesso ao porto da cidade. Incrível!





2 – Armel Le Cléac'h consquistou o segundo lugar no alto do pódio, após cruzar a linha de chegada do "Everest dos Mares", apenas 3 horas e 17 minutos após François Gabart. Fantástico!




3 – As performances de François Gabart e Armel Le Cléac'h foram tão radicais em todos sentidos, que surpreenderam seus próprios

Armel chega pela segunda vez em segundo lugar na planetária Vendée Globe - Intempestivo 18






Armel Lecléac'h regressa a Sables d'Olonne, apenas 3 h 17 mins 14 s após a chegada de François Gabart, o que para uma regata de dimensões planetárias é infinitesimal.

Fernando Costa





François Gabart é o novo rei da planetária Vendée Globe - Intempestivo 17



François Gabart, o mais novo rei da Vendée Globe, rei com pinta de pequeno príncipe de Saint-Exupéry - Les Sables d'Olonne - novembro de 2013 - foto de Fernando Costa



Os sinos das igrejas estão badalando, os navios apitando, os fogos de artifício enfeitando os céus de Les Sables d'Olonne, amigas e amigos, porque François Gabart, o caçula-debutante-líder-e-recordista da sétima edição da planetária Vendée Globe venceu a regata, que responde pela alcunha de "Everest dos Mares", em menos de oitenta dias e eu sou testemunha deste fato histórico da Navegação Mundial. 


"Macif"

Para os amantes de números exatos, François Gabart realizou uma circunavegação completa do planeta Terra, que deveria chamar-se Água, em apenas 78 dias 02 horas 16 minutos e 40 segundos. Bravo François ! Bravo Les Sables d'Olonne pela organização impecável desta incrível, fantástica, extraordinária MARatona. Bravo povo francês, por esse belo e inesquecível espetáculo !

Fernando Costa





François Gabart vencerá a Vendée Globe 2012-13, dentro de alguns poucos minutos - Intempestivo 16







Ele não perde mais, amigas e amigos do blog da Estrela, François Gabart vem velejando a mais de 15 nós de velocidade, com tudo em cima e a menos de 25 milhas náuticas de distância da bela Les Sables d'Ollone, onde uma multidão empolgada o espera em terra, para uma sagração digna de herói grego da época de ouro. Todos em terra? Porque ninguém dentro d'água? Porque uma frente fria acaba de passar sobre a cidade, provocando ventos fortes e ondas grandes e o prefeito interditou a saída do porto, para embarcações e navios de qualquer tipo ou tamanho.

Fernando Costa, contando o dia a dia da Vendée Globe para os leitores do blog da Estrela, diretamente de Les Sables d'Olonne, na costa oeste da França.




Les Sables d'Olonne * night & day * by Fernando Costa 27




Les Sables d'Olonne - Terre et MER du Vendée Globe - 2013 - France - photo de Fernando Costa

François Gabart vai vencer uma regata que o Tanguy já venceu - Intempestivo 15





Dentre todos os numerosos auto retratos que os super-marujos-pseudo-solitários-da-planetária-Vendée-Globe, nos enviaram de presente até o momento, amigos, eis aqui meu predileto. "Bravo encore une fois Tanguy !" Tudo indica que François Gabart vencerá esta sétima edição da Vendée Globe dentro de algumas horas. Dentro de 5 horas, segundo meus últimos cálculos. Na verdade François Gabart vai vencer de novo uma regata que Tanguy de Lamotte já venceu. Porque? Porque uma regata não se vence só com barcos, velas, estratégias e táticas, mas com criatividade...

Fernando Costa




Di Benedetto monte dans le mât (III) - Le Vendée Globe - Coup de coeur 9






Tiens, j'ai trouvé cette vidéo d'Alessandro di Benedetto excellente.
Pas vous chers lecteurs ? :)

Fernando Costa



sábado, 26 de janeiro de 2013

Jean Pierre Dick não vai jogar a toalha nos Açores - Intempestivo 15




Apostei tudo e perdi feio, amigos, Jean-Pierre Dick declarou em plena "vacation radion", que em vez de jogar a toalha nos Açores pretende continuar em frente até onde for possível. Haja coragem! Torcendo aqui para que nada de mal lhe aconteça, nesta sua super aventura dentro da maior das aventuras do mundo, a planetária Vendée Globe. Como diria minha querida MM, "por essa eu não esperava". Eis aí, uma das maiores surpresas desta  versão do "Everest dos Mares". Um velejador disposto a navegar mais de 2000 milhas, com seu bólido alado desprovido de quilha e consequentemente sem bulbo de quilha. Se conseguir seu intento entrará pra história da regata e com certeza será aclamado em Sables d'Olonne com honras de herói grego, ele que foi muito aplaudido hoje pelo numeroso público, presente ao super lotado auditório Galillée no coração do Village Retour du Vendée Globe. Só consegui entrar, porque uma das especialidades dos brasileiros é furar cerco, além de dar nó em pingo d'água, caçar no mato sem cachorro, velejar sem bulbo de quilha, abrir garrafa de vinho sem saca-rolhas, seduzir freiras, pescar sem isca e mais tudo que os gringos considerarem impossível. Sim, sim, sim, cidadãos do mundo inteiro, diante de um problema insolúvel, chamem o brasileiro que estiver mais próximo.

Fernando Costa




Alex Thomson x Jean-Pierre Dick - Belas palavras de dois grandes marujos - Diário da Vendée Globe - 76º dia - 26/01/2013

Jean-Pierre Dick - foto de Fernando Costa



News News News News News News News News News

1 – Assisti hoje, ao vivo e à cores, amigas e amigos, a melhor vacation radio em francês, da regata. Marc Guillemot e Michel Desjoyeaux afiadíssimos em suas intervenções verbais deram show de bom humor e presença de espírito. Excelente. 





2 – Durante a vacation radio em inglês a jornalista inglesa Clare Macnaughton leu emocionada os dois textos mais interessantes de tudo que se escreveu durante esta sétima edição da Vendée Globe. As recentes mensagens trocadas por Alex Thomson e Jean-Pierre Dick, que transcrevo abaixo em inglês.





3 – Tanguy de Lamotte roubou mais uma vez a cena da Vendée Globe com as fotos e vídeos do seu ousado

Les Sables d'Olonne * night & day * by Fernando Costa 26




Les Sables d'Olonne - Terre et MER du Vendée Globe - 2013 - France - photo de Fernando Costa

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Comentando um post do nosso amigo Paulo Pinotti da ALTAMAR - Intempestivo 14



Inauguração do Village-Retour-du-Vendée-Globe  - 25/01/2013 - foto de Fernando Costa



Paulo

Já que você gosta do meu estilo irreverente, eu digo-lhe que prefiro a versão da Ella Fitzgerald.

http://www.youtube.com/watch?v=EDxrKlQPZ2M

Porque? Porque a Diana Krall é branca e a Ella Fitzgerald negra.

E os brancos não sabem cantar, nem dançar, nem jogar futebol.

Branco só sabe velejar e mal, com exceção do François Gabart, que é louro e branco como a Diana Krall.

Mas o dia que os negros descobrirem a vela, vai sobrar mais nada pros brancos-louros como François Gabart e Robert Scheidt.

Nem pros brancos-morenos como Armel Le Cléac'h e Torben Grael. Ha ha ha ha ha.

Lembra do que os negros fizeram com a música e com o futebol?

Já ouviu falar do Pelé? 

Já ouviu falar de

O brave new world, that has such people in't." - Diário da Vendée Globe - 76º dia - 26/01/2013


Inauguração do "Village Retour du Vendée Globe", em 25/01/2013 - foto de Fernando Costa




News News News News News News News News News

Tanta coisa importante pra contar pra vocês, que nem sei por onde começar. Sei sim. Vou começar pelo começo, como ordena o tresloucado Rei de Copas, no julgamento da Alice. 


Inauguração do "Village Retour du Vendée Globe", em 25/01/2013 - foto de Fernando Costa

Escrevi pouco hoje, mas em contrapartida publico 10 fotos que fiz durante a inauguração do belo Village Retour du Vendée Globe.


Inauguração do "Village Retour du Vendée Globe", em 25/01/2013 - foto de Fernando Costa


A nova previsão, para a chegada do caçula-debutante-líder-recordista e, se tudo correr bem pra ele, futuro campeão da Vendée Globe François Gabart, passou a ser domingo por volta das
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...