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terça-feira, 30 de junho de 2015

6.000!!! Coisa de doido! - NEWS do mês de junho 10




Atlântico Norte - 2013 - foto de Fernando Costa




- Boa noite amigos leitores!

- Este é nosso post de nº 6.000.


- Isso mesmo que vocês leram e eu escrevi.


- SEIS MIL!


- Detalhe, publicamos 6.000 posts em apenas cinco anos on-line.


- Cinco anos ou se preferirem

A Ilha Misteriosa - minhas 30 séries favoritas publicadas neste blog 30


L'Île de Fernando de Noronha - 2014 - photo de Fernando Costa


- Durante o mês de setembro de 2014, publicamos (em francês) a série "30 extraits de "L'Ile Mystérieuse" de Jules Verne illustrés par Fernando Costa ". 

- Não sei se já comentei isso com vocês, mas foi o livro "A ilha Misteriosa" de Jules Verne, que li* durante a infância, que fez nascer em mim esta profunda paixão que sinto pelas ilhas em geral e pelas

Matt Rutherford içou velas again! - NEWS do mês de junho 9







- Boa tarde amigas e amigos deste oceânico serial-blog.

- Tenho novidades sobre o destemido velejador que circum-navegou as Américas a bordo de um pequenino veleiro de 28 pés, através da dificílima passagem NW e dobrando o famigerado Cabo Horn.

- Estamos falando de Matt Rutterford, mais conhecido como "o MacGyver dos Mares" que partiu para uma nova

Náufrago saudável - último exame para Capitão Amador - 30 questões favoritas 30






 3.19) No que tange ao consumo de água, um náufrago saudável, nas primeiras 24 horas após o abandono
de sua embarcação, deve:

( a ) ingerir a maior quantidade possível de água doce.

( b ) apenas bochechar água, mesmo que seja salgada, para aliviar a sensação de sede.

( c ) ingerir água do mar, se estiver limpa, para economizar a água existente.

( d ) iniciar o consumo de água padrão para os próximos seis dias, determinado pelo líder da
balsa.

( e ) evitar beber água.

Funcionamento de um veleiro - cruzeiro - passaporte vela (em francês e português) 30










quatro velas****

TECNOLOGIA

56 - conhecer as bases teóricas do funcionamento de um veleiro



quatre voiles****

THECNOLOGIE 


56 - connaître les bases de la théorie du voilier

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Inhabitants of the White Sea - minhas 30 séries favoritas publicadas neste blog 29




- Durante o mês de junho de 2012, publicamos a série "Inhabitants of the White Sea", exibindo fotos do magnífico projeto CENSUS OF MARINE LIFE, que revelou centenas de novas espécies de seres que habitam as profundezas dos

Naufrágio em climas tropicais - último exame para Capitão Amador - 30 questões favoritas 29






3.17) Em um naufrágio, em climas tropicais, a causa imediata da insolação é a elevação da temperatura do corpo sem a correspondente eliminação desse calor, caracterizando um distúrbio do mecanismo de resfriamento do corpo, ou seja, a capacidade que a pessoa tem de suar. Seu tratamento consiste na (em):

( a ) no resfriamento da vítima por imersão no mar e gargarejo de água salgada.


( b ) em beber grande quantidade de água para ajudar a eliminar o calor.


( c ) na interrupção da exposição da vítima ao calor e a todo e qualquer desgaste físico.


( d ) na aplicação na pele de gordura de peixe para absorção do calor.


( e ) na interrupção da exposição da vítima ao calor e a prática de exercícios leves para estimular o suor.

Antes que um acidente grave ocorra - cruzeiro - passaporte vela (em francês e português) 29






quatro velas****

TECNOLOGIA

54 - ser capaz de detetar os efeitos da deterioração dos mais diversos utensílios e equipamentos de bordo, antes que uma acidente grave ocorra (preventivo)

55 - saber repassar uma adriça pelo interior do mastro



quatre voiles****

TECHNOLOGIE


54 - repérer les principales usures (préventif)

55 - savoir repasser une drisse dans le mât

domingo, 28 de junho de 2015

De bordo do providencial “Cisne Branco" - minhas 30 séries favoritas publicadas neste blog 28




Do tope do mastro do "Onda Azul" ( veleiro do nosso amigo Paulo Ricardo) - julho de 2012 
 foto de Fernando Costa



- Durante o mês de julho de 2012, publicamos vários posts da série "De bordo do providencial “Cisne Branco”". 

- Este "Cisne Branco" a que me refiro, é o primeiro veleiro de cruzeiro a bordo do qual eu morei, graças à gentileza de nosso amigo Paulão.

- Bons ventos amigo Paulão e mais uma vez obrigado.

- Para acessar a série supra citada clique aqui.

Fernando Costa

“May Day” em MORSE - último exame para Capitão Amador - 30 questões favoritas 28






3.16) O SART é o principal equipamento para localização de embarcações em perigo na área do sinistro. O sinal de resposta transmitido pelo SART gera na tela do radar do navio de busca

( a ) uma linha com 12 pontos, a partir da posição do transponder para a periferia da tela.

( b ) um sinal, em código Morse, a partir da posição do transponder para a periferia da tela.

( c ) um sinal com a letra “D”, em MORSE, da posição do transponder para o centro da tela.

( d ) um sinal “May Day”, em MORSE, na posição do transponder na tela.

( e ) uma linha tracejada do centro da tela para a posição do transponder.

Homem caído à* MAR - cruzeiro - passaporte vela (em francês e português) 28






quatro velas****

SEGURANÇA/VIDA A BORDO

53 - saber coordenar as manobras necessárias para recuperar um homem caído à* MAR.



quatre voiles****

SECURITE/VIE A BORD


53 - coordonner les manoeuvres d'HLM

sábado, 27 de junho de 2015

Minha primeira e mais perigosa viagem por MAR... - minhas 30 séries favoritas publicadas neste blog 27



Carta da paradisíaca Ilha Grande - 24/08/2012 - foto de Fernando Costa


- Durante o mês de agosto de 2012, publicamos a curtíssima e inacabada série "De Cabo Frio à Ilha Grande, ida + volta, a bordo do veleiro "Hatuna Matata" em plena "Estação dos Ventos Fortes"", contando minha primeira e mais perigosa

Área SAR onde ocorreu o sinistro - último exame para Capitão Amador - 30 questões favoritas 27






3.15) Qualquer alerta de socorro transmitido no mar deve ter como destino final o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento (RCC) da área SAR onde ocorreu o sinistro. No Brasil, a coordenação das operações de busca e salvamento na área SAR brasileira cabe ao/à:

( a ) ao COMENCH - Comandante-em-Chefe de Esquadra.

( b ) ao Comando de Operações Navais - Salvamar Brasil.

( c ) à DPC - Diretoria de Portos e Costas.

( d ) à DHN – Diretoria de Hidrografia e Navegação.

( e ) ao Grupamento de Navios SAR Brasil.

Perigos à navegação - cruzeiro - passaporte vela (em francês e português) 27






quatro velas****

SEGURANÇA/VIDA A BORDO

51 - estabelecer e controlar uma boa estratégia de navegação

52 - identificar e preservar o veleiro dos perigos à navegação




quatre voiles****

SECURITE/VIE A BORD


51 - éffectuer un avitaillement cohérent

52 - repérer et se préserver des dangers

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Adeus combustíveis fósseis! - NEWS do mês de junho 8







Do G7 para Paris: adeus combustíveis fósseis!

- Boa noite amigas e amigos leitores.

- Tenho uma pergunta importante pra vocês?


- Podemos acreditar na ótima notícia que acabo de receber da

Haiku ou Hai Kai - minhas 30 séries favoritas publicadas neste blog 26




Duplo Portal do Paraíso 29 - Praia do Foguete - Cabo Frio - Brasil - foto de Fernando Costa



- Durante o mês de setembro de 2012, publicamos uma  série de hai kais*, combinando versos-livres feitos à moda oriental, sempre citando a palavra MAR, com fotos do que eu chamo de

Chamada Seletiva Digital - último exame para Capitão Amador - 30 questões favoritas 26






3.13) Qual frequência de escuta contínua em DSC (Chamada Seletiva Digital) deverá obrigatoriamente uma embarcação manter, quando navegando na área marítima A2 do GMDSS?

( a ) 8414,5 kHz no HF DSC.

( b ) 2187,5 kHz no MF DSC.

( c ) Canal 16 no VHF DSC.

( d ) 4125 kHz no HF DSC.

( e ) 406 MHz no MF DSC.

Uso do sextante - cruzeiro - passaporte vela (em francês e português) 26






quatro velas****

METEOROLOGIA/NAVEGAÇÃO

49 - estabelecer e controlar uma boa estratégia de navegação

50 - conhecer a navegação astronômica e logicamente o uso do sextante




quatre voiles****

MÉTEO/NAVIGATION 


49 - établir et contrôler une stratégie de navigation

50 - utiliser le sextant

quinta-feira, 25 de junho de 2015

"Sea Fever" - bela canção em inglês sobre MAR + VELEIROS - NEWS do mês de junho 7




Atlântico Sul - 3/12/2014 - foto de Fernando Costa





SEA FEVER

- Diga-me uma coisa colega velejador, há quanto tempo você não navega?

- Desde 3 de dezembro de 2014?

- Coincidência, somos dois.

- Portanto há sete meses não

Diário da* Vendée Globe 2008/09 - minhas 30 séries favoritas publicadas neste blog 25




- Durante o mês de outubro de 2012, publicamos a longa (mais de 100 posts) série "Diário da* Vendée Globe 2008/09" contando dia após dia essa incrível regata de volta ao mundo, em solitário, sem escalas e sem assistência. 

- Se você desejar acessá-la basta clicar aqui.

Fernando Costa

Vento forte com intenso nevoeiro - último exame para Capitão Amador - 30 questões favoritas 25






3.12) Na navegação em altas latitudes, ao término do inverno, na sazonalidade seguinte, primavera, o navegante deve estar atento ao seguinte tópico:

( a ) mar severo sem presença de gelo.

( b ) vento forte com intenso nevoeiro.

( c ) avanço da linha limite de iceberg.

( d ) névoa úmida moderada.

( e ) mar calmo sem presença de gelo.

Navegação estimada - cruzeiro - passaporte vela (em francês e português) 25






quatro velas****

METEOROLOGIA/NAVEGAÇÃO

47 - saber preparar o veleiro para demandar portos estrangeiros

48 - saber controlar uma boa navegação estimada



quatre voiles****

MÉTÉOROLOGIE/NAVIGATION


47 - préparer une arrivée dans un port étranger

48 - tenir une estime
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