Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

quinta-feira, 15 de março de 2018

Tempestade sobre Jurujuba - Pensando Alto 48


Leia uma explicação para esta série clicando aqui.


Tempestade sobre Jurujuba - foto de Fernando Costa


- Quem pensa que cruzar a baía de Guanabara a bordo de um pequenino veleiro artesanal, tipo minha querida "Estrela d'Alva", é uma aventura banal, está muito enganado.

- Ontem aconteceu de tudo durante minha enésima travessia Urca (Rio de Janeiro) - Charitas (Niterói).

- Vou destacar só o mais extraordinário.

- No través do morro Cara de Cão uma traiçoeira e violenta rajada rodopiante, tipo ciclone, fez a Estrela dar um "cavalo-de-pau" marítimo, se é que entendem o que eu digo.

- Isso sem dar-me tempo para folgar o
back stay.

- Resultado, quase viramos...

- No través do morro do Morcego o vento rondou de SW para E e de repente zerou.

- Resultado, tive de terminar a travessia a remo.

- Lancei a âncora, por volta das 20 horas, diante da praia da Areia Grossa, com amarra curta, entre o "Meer Fucks"  e o arpège "Arpège" dos nossos amigos Guilherme e Carlos e desmaiei de tão cansado.

- Dormia eu o melhor dos sonos deitado no colo da Estrela, quando uma tempestade de verão desabou sobre nós, por volta das duas da matina.

- Só não fomos lançados em cima das pedras da ilha dos Amores ou da passarela de acesso ao cais dos famigerados catamarãs da CCR BARCAS, porque eu agi rápido e fiz os movimentos adequados, apesar dos ventos fortíssimos e das consequentes vagas que se formaram...

- Por sorte nossa, a tempestade não durou mais que uma hora. 

- Resultado, dormi molhado da cabeça aos pés entre 3 e 7 horas da manhã.

- Sorte minha que não era inverno.

- Se fosse, a hipotermia talvez tivesse dado cabo de mim. 

- Deve ser por isso que a maioria de vocês prefere morar em terra bem firme, com todos os mil defeitos que uma casa em terra possui.

- Como depois de toda tempestade rola uma gostosa bonança, o sol nasceu brilhante e quente, a* mar calma e os ventos brandos, mas encontrei pelo menos dois barcos em cima da praia de Charitas, entre eles um certo veleiro de casco azul claro...

- Detalhe, a foto acima é apenas ilustrativa e foi clicada por mim noutras circunstâncias completamente diferentes, se não me falha a memória, em pleno Mediterrâneo entre Sagres de Portugal e Gibraltar do Reino Unido.

- Mas durante a tempestade dessa madrugada foi mais ou menos esta a visão que tive da paisagem circundante.
 
Fernando Costa 

Leia uma explicação para esta série clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...